4 Dicas de Marketing Pessoal Digital para Profissionais Liberais e Autônomos

O profissional liberal ou autônomo, independente da área, pode utilizar o marketing pessoal digital para atrair clientes?

Resposta: É claro que SIM, o marketing pessoal digital é perfeito para profissionais liberais e autônomos, independente da área de atuação. Veja só os motivos para você usar Marketing Digital: essa estratégia permite mais otimização de recursos; é altamente mensurável; trabalha com a segmentação exata de públicos; apresenta uma atração automática de leads; possibilita um crescimento escalável e previsível para seu negócio; fideliza audiência e o mais importante, reduz bruscamente o custo de aquisição de clientes.

Quer saber mais sobre os benefícios do marketing digital? Leia o post “Os 6 Benefícios do Marketing Digital para PMEs”.

Se você é um profissional liberal ou autônomo e quer iniciar sua estratégia de marketing digital, mas não sabe como, listamos abaixo 4 dicas que vão ajudar.

1- Cumpra o Código de ética do profissional

É muito importante que o profissional antes de começar a divulgar sua marca e serviços, verifique o que é permitido ou não pelo código de ética de sua profissão. Alguns segmentos, como o da saúde, apresentam diversas regras que precisão ser conhecidas e respeitadas criteriosamente.

Dica: Uma estratégia bastante utilizada pelos profissionais da saúde, advocacia e outras área que apresentem um código de ético mais rígido é a união do marketing de conteúdo com o marketing digital.

O que é Marketing de Conteúdo? É basicamente uma maneira de envolver seu público-alvo e aumentar seus clientes por meio da criação de conteúdo relevante e dicas da sua área em blogs, vlogs e redes sociais, mas isso será assunto de um próximo post aqui no blog.

2- Conheça bem seu público-alvo e crie sua persona

Definir o seu público-alvo é um passo básico, que deve ser cuidadosamente realizado no processo de planejamento do seu negócio. Você precisa definir claramente para quem sua empresa quer vender. Ter uma definição completa de seu público ajudará a estruturar melhor os objetivos e metas comerciais e de marketing.

Com o propósito de ajudar os empreendedores a conhecer verdadeiramente seu público há um recurso efetivo que facilita o direcionamento das estratégias de marketing digital: é a Criação de Personas.

O que é uma Persona? É a definição do cliente típico do seu negócio, onde você descreve com detalhes as principais características dele. Essa descrição deve ir bem além de características simples como sexo, idade ou região, é necessário ir mais a fundo e descrever seus hábitos de consumo e até mesmo suas preferências pessoais.

Se você está com dificuldades de definir seu público alvo e sua persona, temos uma Consultoria Gratuita e Individual que pode te ajudar a resolver essa situação. É só se cadastrar aqui

3- Defina bem seu orçamento de Marketing Digital

Para definir quanto de orçamento deve ser alocado para seu marketing digital trazer retorno sobre investimento é necessário executar 4 passos.

1° Passo: Defina onde gastar seu orçamento

Crie um plano para organizar como gastar essa verba. Para tomar essa decisão, observe três fatores: o tamanho do seu orçamento, suas experiências com outras estratégias, qual canal vai alcançar seu público de forma mais efetiva e o custo máximo de aquisição de um cliente, de um lead e de um visitante.

Caso seu orçamento seja limitado, considere a possibilidade de realizar investimentos em anúncios em blogs, Facebook Ads e plataformas como o Google Adwords.

2º Passo: Teste os canais
Antes de realizar um grande investimento, o ideal é que você passe os primeiros meses da sua estratégia de marketing digital realizando testes com as diversas possibilidades, até identificar os caminhos que mais trarão retorno concreto para seu negócio.

3º Passo: Análise dos Resultados
O mais importante e último passo para definir seu orçamento de marketing digital é realizar uma análise dos resultados. Fique sempre atento aos relatórios de Google Analytics, Email Marketing, Nota de SEO, Taxa de Conversão das Landing Pages, Facebook Insights e etc. Realize análises diárias, semanais e mensais.

4- Procure um consultor de Marketing Digital
O consultor trabalha como um mentor para o profissional liberal ou autônomo. Que é acompanhado de perto e individualmente pelo Especialista, que tem anos de experiência na área, entende o mercado do cliente e aponta os caminhos certos a serem seguidos. O consultor tem a responsabilidade de dar todo o suporte e agilidade necessária para fazer o processo de marketing acelerar e trazer os resultados esperados pelo profissional liberal ou autônomo.

A consultoria é uma ótima opção para aquele que não apresenta um orçamento suficiente para contratar uma equipe de assessoria completa para seu negócio.

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  1. Responder

    Design não é apenas o que se vê e o que se sente. O design é sobre como funciona. Faça do cliente o herói da sua história. As pessoas certas para começar um vídeo blog são aquelas que têm paixão por contar historias.

    parabens pelo conteudo

  2. Olá, gostei muito da postagem… Parabéns!

  3. Responder

    Todos blogeiros e donos de sites sempre precisam de ideias e conteúdos novos para seus leitores. Ter um conteúdo de qualidade é essencial para alavancar suas ideias!
    #Fica a Dica…
    Abraços 🙂

    • Responder

      Gerando Ideias, você está 100% correto 🙂 .
      Alimentar seu blog e site com conteúdo de qualidade, sem dúvidas, é o fator decisivo para atrair audiência.

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