Como criar um blog do zero no WordPress – O Guia Completo

como-criar-um-blog-00Apesar da popularização dos blogs, muitos empreendedores ignoram todo o potencial dessa ferramenta de comunicação. E isso é um grande erro, já que um blog bem trabalhado é uma verdadeira mina de ouro.

Os motivos são inúmeros: preguiça, falta de habilidade para escrever ou até mesmo desconhecimento da ferramenta. Mas, uma coisa é certa: essas pessoas estão deixando muito dinheiro e oportunidades na mesa.

Se você é um empreendedor e quer se diferenciar utilizando os recursos do marketing digital, continue lendo esse texto, pois vamos te ensinar como criar um blog do zero na plataforma WordPress e potencializar seus resultados.

Nesse post você vai aprender:

● A importância do blog
● Objetivo do blog
● Como criar um blog do zero
– Domínio
– Hospedagem
– Instalação
– Dashboard
– Plugins
– Design
– Conteúdo

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse artigo com seus amigos para que cada vez mais pessoas descubram todo o potencial dessa ferramenta fantástica.

Primeiro, vamos descobrir por que os blogs são tão importantes?

Talvez você não acredite, mas muitas pessoas vivem exclusivamente da receita de blogs. SIM, isso é totalmente possível.

Ficou curioso? Leia o texto “Como Montar Um Negócio Online”. Nele, destacamos os diversos tipos de negócios digitais.

Devido ao seu papel primordial de criar conexões relevantes por meio da produção de conteúdo, os blogs podem proporcionar diversos benefícios para marcas, profissionais e empresas.

Abaixo, listamos os principais:

1° benefício: Geração de autoridade

Sem dúvidas, ter um blog de qualidade é um dos primeiros passos para aqueles que desejam se tornar referência em sua área de atuação.

Para isso, basta seguir uma regra básica:

  • SEMPRE produza conteúdo relevante para seus leitores;

O seu conteúdo ajudará o leitor a resolver problemas, tirar dúvidas ou chegar a um objetivo. E ele se lembrará deste aprendizado por muito tempo.

2º benefício: Ser encontrado por motores de busca do Google

Quando realizamos uma pesquisa no Google, todos os seus motores de busca tentam entender o que foi pesquisado e responder indicando páginas que provavelmente contenham conteúdos que vão resolver o problema.

Como isso é possível? Graças a uma técnica chamada de SEO.

Você não sabe o que é SEO?

Esse termo é a abreviação para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como otimização de sites para mecanismos de busca. Otimizar seu conteúdo é obrigação de todo blogueiro(a) que deseja ter seu trabalho reconhecido.

A lógica é simples: ao publicar conteúdos otimizados e de relevância para seu público, sem dúvidas seu blog será indicado pelos buscadores do Google.

3° benefício: Ele é seu

Você tem o domínio total da plataforma.

Pare um minuto e imagine…digamos que todo o seu esforço seja para aumentar o número de seus seguidores no Facebook e, de repente, sua conta é cancelada por algum motivo.

Esse é o tipo de imprevisto que não acontece com blogs, pois é uma ferramenta controlada por você, ou seja, tem uma base sólida e estável.

Qual o seu objetivo com o blog?

No momento de planejar seu blog, o primeiro passo é definir exatamente aonde se quer chegar.

  • Tornar sua marca conhecida?
  • Educar seu público?
  • Gerar leads qualificados?
  • Se tornar autoridade?
  • Ou simplesmente pelo prazer em escrever?

Grande parte dos novos blogueiros desistem bem no começo da jornada. O motivo, na grande maioria das vezes, é não planejar antes de criar seus blogs. Ou seja, a ferramenta se torna apenas mais uma na multidão. É exatamente por isso que você deve saber aonde quer chegar com seu blog e os caminhos que terá de percorrer.

Como criar um blog do zero

Ufa!!! Chegamos ao momento mais esperado. É hora de colocar a mão na massa e aprender todos os passos para se construir um blog.

Passo 1: Escolha do Domínio

Para garantir sua presença na Internet é necessário criar seu domínio. Você não sabe o que é um domínio? Calma, já vamos explicar.

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar você na Internet. Ele é composto por um nome e uma extensão.

Ex: diffcomunicacao.com.br
Nome: diffcomunicacao
Extensão: .com.br

Ainda não entendeu? Veja o vídeo abaixo:

Dicas para a escolha do domínio:

  • Não utilize palavras confusas;
  • Busque uma combinação de palavras que faça sentido;
  • Trabalhe com termos que sejam fáceis de lembrar;
  • Mantenha o objetivo do blog sempre em vista;
  • O domínio do blog e o seu título devem ser relacionados;
  • Busque um nome que identifique claramente o seu blog e não confunda o seu leitor.

Já escolheu seu domínio?

  • Para saber se está disponível, basta você acessar o site http://registro.br/ e fazer uma busca pelo domínio que você deseja utilizar.

Comprar o domínio:

Para comprar um domínio no Brasil, nós da Diff Comunicação também utilizamos o site http://registro.br/. Mas existem outras empresas. Fique à vontade para pesquisar e escolher.

Após acessar o site, é tudo muito simples:

  • Crie uma conta no http://registro.br/;
  • Preencha os dados do administrador, com seu CPF e e-mail válidos. Preste bastante atenção, pois estes dados são usados para recuperar o domínio em caso de problemas;
  • Se já tiver hospedagem, informe o DNS. Caso contrário, isto pode ser feito depois;
  • Escolha o seu plano, forma de pagamento e efetue a compra.

Ficou confuso? Não sabe por onde começar? Veja o vídeo abaixo:

Passo 2: Hospedagem

Agora que já comprou seu domínio, é hora de escolher onde vai hospedar seu site.

Se você não sabe o que é uma hospedagem, já vamos explicar.

Comprar um domínio assegura apenas o registro da sua marca por um determinado período em um endereço da Internet, mas, para seu blog funcionar, ele precisa de um local para armazenar os seus arquivos. É neste momento que entra a hospedagem.

De forma simples e objetiva, o serviço de hospedagem possibilitará que seu site seja visualizado 24h por dia em todo o mundo.

Contratar o serviço de hospedagem

A melhor coisa a se fazer nesse momento é contratar uma boa empresa de hospedagem para que ela cuide da parte mais técnica e te entregue apenas interfaces descomplicadas e fáceis de usar.

Abaixo, listamos alguns pontos importantes ao escolher uma boa hospedagem:

– Sobre a empresa de hospedagem

  • Reputação no mercado: qual a avaliação de outros consumidores?
  • Suporte: quais os canais e horário de atendimento? Há suporte em português?
  • Gerenciamento: o painel de controle é didático e em português?
  • Garantias: caso o cliente fique insatisfeito, a empresa oferece reembolso?

– Sobre o plano de hospedagem

  • Transferência de dados: qual o limite de tráfego do plano que você quer contratar?
  • E-mail: quantas contas de e-mail e qual o espaço para armazenamento em cada conta?
  • Serviços adicionais: a empresa oferece alguma funcionalidade extra que a diferencia da sua concorrência?

– Algumas empresas de hospedagem:

  • HostGator (utilizamos aqui na Diff)
  • GoDaddy
  • Locaweb

Passo 3: Escolha seu CMS

como-criar-um-blog-01

Chegou o momento de escolher o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS). É a estrutura que funciona nos bastidores do seu blog. O programa que cria páginas, gera links, torna o conteúdo real e permite toda a gestão.

Nosso foco será no Sistema de Gerenciamento de Conteúdo chamado de WordPress. Existem outros CMS como o Wix, Square Space, Blogger, Joomla, Drupal e outros, mas, não recomendamos a utilização desses.

Como já falamos, esse guia é totalmente focado no CMS que utilizamos na Diff Comunicação: o WordPress.

Tudo o que você precisa saber sobre WordPress

O WordPress é sem dúvidas o rei dos CMS.

É uma ferramenta poderosa para criação e manutenção de blogs e sites. O WordPress é considerada a melhor e mais popular plataforma de postagem do mundo.

São milhões de temas, plugins e extensões, que transformam o sistema em praticamente qualquer tipo de site, redes sociais, ecommerce, portfolios e sites pessoais.

Além disso, ainda conta com um maior potencial dentro dos buscadores do Google.

Por estes (e outros motivos) que vamos focar somente no WordPress.

Passo 4: Instalação do WordPress

Agora que você já escolheu o WordPress e também o melhor serviço de hospedagem, é hora de colocar seu blog para funcionar.

One Click Install

A maioria dos serviços de hospedagem oferecem ferramentas para instalar o WordPress automaticamente para você. Basta ir no seu painel de controle do host, clicar em “Wordpress” e digitar o seu domínio.

Pronto!

Sem One Click Install

Se você não possui um serviço de hospedagem com a função “One Click Install”, o WordPress pode ser instalado por você mesmo em apenas 5 minutos. Abaixo, segue uma versão rápida das instruções:

1- Baixe e descompacte a última versão do WordPress. (https://wordpress.org/download/)

2- Faça o upload dos arquivos. Basta subir os arquivos dentro do “zip” do passo um para a pasta onde seu blog vai funcionar, geralmente chamada de public.html. A maneira mais prática de subir os arquivos do WordPress é usando um cliente FTP.

3- Instale o WordPress! Com os arquivos e banco de dados acertados, basta ir ao endereço do install.php. Será algo como “www.seudominio.com.br/wp-admin/install.php”

4- Pronto! Quando o setup terminar de rodar, você será recebido por uma tela de “bem-vindo”.

Passo 5: Dashboard

 Como-criar-um-blog-01

Após todo esse processo de instalação, uma tela como esta vai aparecer para você. Não fique assustado, o painel é bem simples.

Painel do Administrador (menu esquerdo)

É exatamente nesse menu à esquerda que você vai controlar todos os detalhes e funcionalidades do seu blog.

Vamos conhecer todos:

– Painel (Dashboard): é a tela ilustrada na imagem acima. Nela, podemos encontrar diversos atalhos para atualizações e funcionalidades.

– Posts: este é o espaço para construção do seu blog. É neste local que você vai disponibilizar, formatar e gerenciar seu conteúdo.

– Mídia (Media): neste menu, você vai armazenar arquivos como imagens, vídeos, áudios e fotos.

– Páginas (Pages): por meio deste menu, você pode escolher o nome e a URL de todas as suas páginas.

  • Importante: Não confunda páginas com posts. As páginas são usadas para criação de espaços estáticos como “contato” e “sobre”.

– Comentários (Comments): como o próprio nome já diz, esse é o espaço para você verificar os comentários em seu conteúdo e interagir com os leitores.

  • Dica: Marque como SPAM aquelas propagandas ridículas que não têm nada a ver.

– Aparência (Appearence): nesta opção, você pode escolher e customizar um tema para seu blog.

– Plugins: são mini-programas que adicionam funcionalidades ao seu WordPress.

– Usuários (Users): neste local, você pode convidar outras pessoas para ajudar na produção de conteúdo e gestão do blog como redatores, editores e administradores.

– Ferramentas (Tools): é basicamente um espaço para otimização e migração de plataforma.

– Configurações (Settings): é neste menu que você vai definir seu fuso horário, o formato de data e hora, e também o tipo de links permanentes.

Passo 6: Design do Blog

Agora é a parte mais divertida de todas:escolher e configurar o design do seu blog.

Existem duas formas de fazer o passo 6. Você pode criar seu próprio tema ou configurar um tema pronto.

Criar seu próprio layout

Essa é a forma mais complicada de todas. Você terá que desenhar seu wireframe e utilizar conhecimentos de programação.

Se você não entende nada de programação, é melhor não inventar.

Temas prontos

Essa é uma ótima opção se você é como a grande maioria dos empreendedores iniciantes, sem tempo e recursos a perder. Trabalhar com templates traz ganhos como agilidade, qualidade e redução de custos.

Atenção… utilizar um tema pronto não elimina a necessidade de pensar e realizar adaptações para servir ao seu objetivo. O segredo é realizar todas as mudanças necessárias para dar uma identidade única para seu blog.

Existem milhões de templates pagos e gratuitos, para todo tipo de uso.

Porque não usar temas gratuitos?

  • Temas gratuitos apresentam pouquíssimas possibilidades de personalização
  • Recursos limitadíssimos
  • Não são bem vistos pelos mecanismos de busca do Google
  • Para edição do tema, é necessário conhecimentos básicos de programação

Qual o tema certo para seu blog?

Seu principal critério para a escolha de um tema deve ser a adequação ao uso.

  • O template deve ser responsivo
  • Existe suporte à customização
  • SEO/Otimização para Google, Bing e etc
  • Áreas e boxes de conversão
  • Possibilidades de criar landing pages rapidamente
  • Cores variadas e adequadas a sua identidade visual

Mas, se você não tem tempo para ficar procurando temas de forma aleatória, vamos mostrar para você os dois melhores e mais profissionais templates para WordPress.

Template Épico

Site Oficial

  • Este tema para WordPress vem repleto de ótimos recursos:
  • Layout Responsivo
  • Design elegante e otimizado para conversão
  • Painel exclusivo para visualização de alterações em tempo real
  • Vários estilos, todos super modernos para incrementar o seu blog
  • Biblioteca com mais de 500 ícones de altíssima resolução
  • Botões de compartilhamento nas redes sociais
  • Integração nativa com alguns dos principais plugins gratuitos do WordPress
  • Totalmente otimizado para os buscadores do Google
  • Possui recursos básicos para criar landing pages e páginas de captura

O Template Épico é sem duvidas um dos melhores para a criação de blogs profissionais, já que reúne tudo o que um empreendedor precisa para ter um blog profissional e eficiente.

Template OptimizePress

Site Oficial

É uma ótima opção para empreendedores que buscam, além de um blog, uma ferramenta de captura eficiente e simples. O OptimezePress apresenta uma ótima aparência, adaptado para móbile e 100% otimizado para os buscadores do Google e integrações simples com outras ferramentas.

O tema foi criado para que pequenos empreendedores de várias áreas criem de maneira prática e rápida blogs, páginas de vendas, landing pages, área de membros e páginas de produtos.

Com o OptimizePress você conseguirá economizar bastante porque pagará um preço baixo e uma única vez, diferente de outros softwares de automação e autoresponder do mercado que cobram mensalidades altas. Com uma mensalidade de um software mais robusto de autoresponder, você já pagaria seu OptimizePress.

Ao integrá-lo com um software como o E-Goi por exemplo, você terá seu sistema de marketing digital todo automatizado e seu custo final mensal não passará de R$50,00.

Com o OptimizePress você também consegue criar um blog ou ste profissional, com um bom layout e 100% personalizado.

Como instalar temas no WordPress

  • Acesse seu painel administrativo do WordPress e clique em “apresentação”; depois, vá para “temas”.

como-instalar-temas-no-wordpress

 

  • Após download do tema escolhido no formato .zip, clique em “Carregar Tema” no alto da tela;

como-instalar-temas-no-wordpress-01

 

  • Clique em “Choose File”, escolha o arquivo do tema que será instalado e depois clique em “Ativar”;

como-instalar-temas-no-wordpress-02

  • Outra opção é enviar seu tema via FTP. Acesse sua conta e clique na pasta “wp-content”;
  • como-instalar-temas-no-wordpress-03
  • Clique na pasta “themes”;

como-instalar-temas-no-wordpress-04

  • Faça o upload da pasta com seu tema;

como-instalar-temas-no-wordpress-05

Retorne à sua área administrativa no WordPress e acesse a área de temas. Seu novo tema já estará disponível para uso.

Pronto, a operação é rápida e não altera seu conteúdo.

Passo 7: Conteúdo do seu blog

produza-conteudo-de-qualidade

Alimentar seu blog com conteúdo de qualidade é, sem dúvidas, o fator mais impactante quando o assunto é atrair audiência. Ou seja, seu design criado do zero, a estratégia fantástica de SEO, o melhor serviço de hospedagem contratado, não terão a mínima importância se seu conteúdo for um lixo.

Agora, vou mostrar para você a parte mais fácil da criação de conteúdo:
Para adicionar um post em seu blog, basta clicar em “Posts” > “Adicionar post”, você vai ver esta tela:

criação-de-conteúdo

No primeiro campo acima, fica o espaço onde você vai escrever seu título.
Lembre-se: Sem um título atraente as pessoas não vão clicar em seu conteúdo. Então, use sua criatividade e também algumas técnicas de SEO para potencializar seus acessos.

O campo maior (central) é o espaço dedicado a seu conteúdo principal (texto completo). As ferramentas disponíveis para edição e criação do conteúdo são muito parecidas com as de qualquer editor.

Lembre-se: Você também deve utilizar “tags” e “categorias” para ajudar o leitor a localizar textos de temas específicos.

Publicar seu conteúdo

Na direita do seu monitor, vai facilmente encontrar o campo indicado na imagem abaixo.

criação-de-conteúdo-01

  • Salvar como rascunho: você pode salvar um rascunho do seu texto e voltar a editá-lo antes de publicar o conteúdo;
  • Visualizar: você pode ver como sua página ficou antes de publicar o conteúdo para todo seu público no blog;
  • Publicar: basta clicar para tornar seu conteúdo público.

OBS: Para criar páginas fixas, sessões e abas do seu blog, você poderá seguir um processo semelhante. Basta clicar em páginas e começar a edição. Pronto!

Aprendi a como criar um blog, e agora?

Corra para seu computador e comece agora a produzir seu conteúdo! Aproveite as facilidades do WordPress e invista na qualidade. Assim, você perceberá o retorno que os blogs podem te proporcionar.

  1. Gοstesi muito do post! Me interessa bastante eѕse tipoo ɗe assunto

    • Responder

      Obrigada. Volte sempre por aqui. Estamos sempre publicando novos conteúdos 🙂

  2. Responder

    Wߋw, aprovado! godtei muito!

  3. Responder

    Olá, еu curti muito esse post! Parabéns!!

  4. Responder

    N᧐ssa, muito bom! Аbraços! 😉

    • Dayanna
    • agosto 30, 2016
    Responder

    Primeira vez que encontro um post digno! Parabéns pela riqueza de detalhes e pelo capricho na produção desse post!

    • Responder

      Olá Dayanna,
      Ficamos felizes em ajudar 🙂
      Sempre muito motivador ler mensagens como a sua.
      É exatamente por elas que trabalhamos com muita paixão aqui.

      Abração e sucesso!

DEIXE SEU COMENÁRIO

CONTRATAR SERVIÇOS DA DIFF