Como elaborar uma Estratégia de Marketing Digital
Entender com clareza e assertividade como a internet pode ser usada para alavancar o crescimento de sua empresa nem sempre é muito fácil. Pensando nisso, resolvemos criar esse post para ajudar você a enxergar cada etapa de uma estratégia de marketing digital, de forma prática e bastante objetiva.
Estratégia de Marketing Digital e o Funil de Vendas
Vamos direto para as 5 atividades básicas de uma estratégia de Marketing Digital, que formam o famoso Funil de Vendas.
Atração
O 1º passo de uma Estratégia de Marketing Digital é atrair visitantes para seu site.
Abaixo está descrito como você pode atrair esses visitantes, na prática:
– Produzir conteúdo: elabore textos, vídeos ou áudios de acordo com os interesses do seu público. Ofereça apenas matérias de alta relevância para seu público. Essa estratégia é a melhor forma de gerar e fidelizar tráfego de qualidade para seu site, redes sociais e outras plataformas. Esses conteúdos pode ser ebooks, Whitepapers, Vídeos, Templates, Podcasts e outros.
Confira algumas dicas para iniciar a produção de conteúdo no post 4 tipos de conteúdos para site e blog
– Otimizar conteúdo para gerar tráfego: Apenas escrever um conteúdo relevante não é o suficiente para gerar visitas em seu site e blog. É necessário planejar e otimizar seu conteúdo, para que ele gere tráfego e visibilidade gratuita pelo Google e por outros tipos buscadores. Essa prática é conhecida como SEO.
– Comprar mídia: A compra de mídias patrocinadas como anúncios no Google AdWords e Facebook Ads, acelera e potencializa seus resultados. Hoje é praticamente impossível ter um retorno financeiro e visibilidade rápida sem realizar investimentos em compra de mídia.
Conversão
O segundo passo para ter sucesso com sua Estratégia de Marketing Digital é converter os visitantes atraídos em leads. Quando você converte um visitante em lead, passa a ter os dados e os contatos necessários para iniciar o relacionamento com seu potencial cliente.
E na prática? Como consigo converter esses visitantes?
• Crie uma Landing Page e monte uma oferta relevante;
• Utilize iscas irresistíveis como eBooks, webinars e templates e estimule seu visitante a deixar seus dados em troca do conteúdo;
• Após a captura do lead, envie e-mails constantes com mais conteúdo relevante e exclusivo.
Fique atento: Para garantir o preenchimento do formulário de captura é necessário criar landing pages dentro dos padrões de conversão, com textos persuasivos, com call to actions e com uma identidade visual harmônica.
Relacionamento
Manter um relacionamento constante com sua base de leads é fundamental para prepará-los para a compra de seus produtos ou serviços.
A grande dica é: descubra onde seu público está e leve o conteúdo até ele.
• Utilize redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, Google +, LinkedIn e outras, para divulgar conteúdos;
• Utilize o email marketing para disparo diário ou semanal de conteúdos para a base de leads;
• Crie campanhas de automação para públicos definidos de acordo com seu perfil e momento no funil de vendas. Dica de software: RD Station
Vendas
Sem dúvidas o momento da venda é o mais esperado por todos, por esse motivo merece todos os cuidados possíveis. Você não pode desperdiçar o trabalho e investimento do Marketing jogando os leads na mão de vendedores mal treinados ou mal informados sobre o produto e sobre o cliente. Fique atento aos detalhes:
• É extremamente importante manter a sintonia entre as equipes de Marketing e Vendas;
• A equipe de Marketing deve repassar todas as informações sobre os prospects para a equipe de Vendas antes da abordagem comercial;
• Busque CRMs como Pipedrive, Salesforce, Hubspot e outros. Em seguida, integre esse CRM à um software de Marketing e Email Marketing como RD Station, Wishpond e Mailchimp. Isso te ajudará muito a automatizar o processo e aumentar a produtividade e sintonia entre as equipes.
• Apenas os Leads Qualificados devem ser abordados pela equipe de vendas. Abordar um Lead não Qualificado representa desperdício de tempo e recursos. Para ser produtivo e ter mais retorno na sua Estratégia de Marketing Digital você deve selecionar uma equipe ou Agência de Marketing que conheça as estratégias certas para filtrar e entregar apenas os Leads Qualificados para a compra.
Análise
Analisar todos os passos executados e identificar pontos de melhoria é o que mantém a máquina de geração de leads funcionando e escalando. É exatamente esse cuidado com a excelência do processo que garante a eficácia da Estratégia do Marketing Digital. Fique sempre atento aos relatórios de Google Analytics, Email Marketing, Nota de SEO, Taxa de Conversão das Landing Pages, Facebook Insights e etc. Realize análises diárias, semanais e mensais desses relatórios e sua Estratégia de Marketing Digital se tornará imbatível.
Essas são as principais atividades que uma empresa deve executar para ter sucesso com o marketing digital.
Pingback: buy custom essay
Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço
Que bom que gostou Abel. Volte sempre 🙂
Interessante.
Bem bacana.
Bom artigo.
Obrigada Tamires 🙂
Abraços e sucesso.