O que é o método Marketing Digital
para Vender Cursos?

Marketing digital para vender cursos é um conjunto de estratégias que têm como objetivo captar e reter alunos de forma rápida e lucrativa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento próximo com alunos e prospects em vez de panfletagens e ligações indesejadas para leads não preparados para compra.

O método que desenvolvemos é uma junção de estratégias do Inbound Marketing com lançamentos de produtos digitais, desta forma, o empreendedor do segmento de educação pode contar com a consistência do Inbound e a velocidade de um lançamento em um mesmo método.

Para quem o método Marketing Digital
para Vender Cursos
foi criado?

EMPRESAS DE CURSOS

Escolas de Cursos Livres, Cursos Online, Educação Corporativa, Agências de Palestras, Produtos Didáticos e de Informação.

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO

Professores, Palestrantes, Consultores, Infoprodutores, coachs, Instrutores, mentores e todos aqueles que trabalham ensinando pessoas e compartilhando conhecimentos e práticas.

 

Conquistar mais alunos e gerar credibilidade para seu negócio,
essa é a missão do Método Marketing Digital para Vender Cursos.

O processo segue uma sequência simples e lógica de 5 fases (Alicerce, Atrair, Relacionar, Vender e Pós-venda), que se complementam de forma inteligente. Vamos explicar em detalhes cada umas delas a seguir.

 

Fase 1- Alicerce

Você precisa construir um alicerce forte para criar um negócio duradouro e lucrativo. Abaixo listamos algumas atividades fundamentais para essa construção:

- Alinhamento de Propósito;
- Definição de Resultados Esperados;
- Criação de Metas e projeção no Funil de Vendas;
- Estudo do Nicho e criação de Diferenciais;
- Criação de Persona e Storytelling;
- Precificação de Produtos;
- Tipos de Produtos e Serviços;
- Construção de Site e Blog.

Fase 2- Atrair

O método Marketing Digital para Vender Cursos segue a mesma lógica do Inbound Marketing: um site sem visitas não gera oportunidades de negócio.

Sem leads/lista de e-mails não há matriculas ou venda. Por esse motivo a segunda etapa da metodologia é “atrair” possíveis alunos. Para isso utiliza-se:

 

- Tráfego Orgânico;
O tráfego orgânico é o que requer mais dedicação, porém é o que dá mais retorno a longo prazo e por isso muitos usam esse tipo de tráfego para ganhar autoridade e reduzir seus gastos com tráfego pago, também chamados de links patrocinados.

- Textos para Blog
- Redes Sociais
- Materiais Ricos

- Tráfego Pago;
Pagar pelo tráfego pode não parecer, de início, uma boa ideia. Mas, considerando que o retorno financeiro pode ser muito maior do que foi gasto e se economizará tempo, pode ser uma ótima alternativa. Os mais utilizados são:

- Google Adwords
   Anúncios na pesquisa
   Anúncios de Display

- Facebook Ads
- Instagram Ads

Retorno sob investimento para vender cursos
 

Fase 3: Relacionar

Depois de atrair audiência, você precisa começar um relacionamento mais intenso para virar uma autoridade confiável e presente na memória dos futuros alunos.

Para isso nosso método trabalha com 4 etapas principais para você manter um relacionamento frequente com a sua audiência e preparar o terreno para a venda:

  • Relacionamento por meio de um plano de conteúdos recorrentes
  • Relacionamento por meio da criação de uma lista de leads (e-mails)
  • Relacionamento via Automação de Marketing
  • Relacionamento por meio das mídias sociais.

Lembre-se: O processo acima deve respeitar a jornada de compra.

O segredo é identificar o estágio em que se encontra o Lead e fazer ele avançar na jornada, ou seja, o conteúdo enviado na Etapa Relacionar tem o poder de acelerar o processo de compra.

Fase 4: Vender

Chegamos a etapa mais esperada: A VENDA DE CURSOS.

Em alguns casos, a venda ocorre dentro do próprio site, e em outros é necessário um contato mais direto. Lembre-se, quanto mais complexo o produto (maior o seu ticket), ou seja, mais o processo de vendas tem de ser trabalhado. Por esse motivo indicamos a utilização de Técnicas de Copywriting e Webinários como principais estratégias de venda.

Webinários são ótimas opções para realizar vendas, além de ter o custo de realização relativamente baixo ou zero. Todo webinário começa com conteúdo, mas pode terminar de duas formas diferentes: venda direta do produto (Webinário Passivo) ou uma ficha de qualificação para entrevista de fechamento um a um (Webinário Ativo).

 
Retorno sob investimento para vender cursos
 

Fase 5: Pós-venda

Um pós-venda bem realizado é garantia da fidelização e credibilidade com clientes.

Para a execução de um bom processo de pós-vendas é necessário que o profissional de educação ou a equipe de marketing e vendas de sua empresa de cursos dedique tempo para capturar feedbacks com o objetivo de descobrir os desafios/dificuldades que estão impedindo seus alunos de chegarem ao máximo de resultado e aproveitamento de seu produtos e cursos.

Tirar dúvidas, identificar novos desejos de seus clientes e resolver com agilidade todos os problemas identificados antes de lançar seu próximo curso, esse é o grande desafio.

Por que você não pode ficar fora dessa?

Aplicar uma metodologia que foi desenvolvida exclusivamente para seu mercado sem dúvidas fará toda a diferença na captação e retenção de alunos. É a oportunidade de sair na frente da concorrência.

Marketing Digital para Vender Cursos já provou ser uma metodologia que funciona e entrega resultados mensuráveis para quem o aplica. Mesmo sendo muito nova, já foi aplicada por diversas empresas de cursos e profissionais de educação com ótimos resultados.

O melhor é que se trata de um método em avanço constante devido as mudanças frequentes das ferramentas utilizadas pelo marketing digital. Cada vez mais seremos capazes de extrair informações precisas sobre nossos leads, ou seja, teremos um processos de vendas cada vez mais conveniente e otimizado para o cliente.

Aprenda ainda mais sobre Marketing Digital para Vender Cursos com a Apostila Completa da Metodologia.

 

Condensamos tudo o que sabemos de Marketing Digital para Vender Cursos e o apresentamos de forma simples, com todos os recursos necessários para quem vai colocar o conhecimento em prática.